Plantão
Geral

Campanha contra a Febre Amarela percorre propriedades rurais em Uberlândia

Publicado dia 07/04/2018 às 16h10min
Secretária de Saúde informou que a vacinação acontece até o fim deste mês. Ações de imunização foram intensificadas após Prefeitura informar no início do ano que um macaco foi diagnosticado com febre amarela.

Em pouco mais de dois meses, a campanha de vacinação contra a Febre Amarela já percorreu mais de 1.400 propriedades rurais em Uberlândia. A Secretária de Saúde informou que a vacinação acontecerá até o fim deste mês.

De acordo com a Prefeitura, na zona rural 1.345 pessoas já foram vacinadas. Ações de imunização foram intensificadas na cidade após a Prefeitura informar, no início do ano, que um macaco foi diagnosticado com febre amarela na cidade. O animal foi encontrado em novembro de 2017 no Bairro Lídice e passou por exames que confirmaram a doença.

Depois disso, outros animais também foram encontrados mortos em bairros da cidade e foram encaminhados para Belo Horizonte para análise. De julho do ano passado até agora foram confirmados 446 casos de febre amarela em Minas Gerais e 150 pessoas já morreram com a doença.

Em Uberlândia, pessoas com idade entre nove meses e 59 anos que não receberam nenhuma dose da vacina devem procurar a unidade mais próxima com o cartão de vacina.

As pessoas que têm mais de 60 anos e não tomaram vacina, precisam passar por uma avaliação médica para confirmar que não há nenhuma contraindicação.

 

Febre amarela

 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

 
Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

Fonte: G1 BRASIL

Mais Populares

Lançamento WRB Notícias

05 de fevereiro de 2018 |   96

Fale Conosco


| |
webradiobrasilnatal@htomail.com