Plantão
Geral

Twitter pede que usuários mudem senhas após falha no sistema

Publicado dia 03/05/2018 às 22h15min
Empresa diz que senhas foram expostas nos seus computadores, mas que não houve roubo ou mau uso, mas pede que 330 milhões troquem senha

O Twitter pediu que seus mais de 330 milhões de usuários mudem suas senhas depois que uma falha expôs as informações de alguns usuários em texto simples em sua rede interna de computadores, informa a agência Reuters.

Em seu blog de suporte ao usuário, o Twitter também recomenda que o usuário considere trocar também as senhas de acesso a outros sites, caso utilize o mesmo padrão de senha para diferentes redes ou serviços.

A rede social afirmou que uma investigação interna não encontrou nenhuma indicação de que as senhas foram roubadas ou que tenha havido algum tipo de mau uso por pessoas de dentro da empresa.

Ainda assim, pediu a todos os usuários que considerem a alteração de suas senhas "com muita cautela".

Usuários estão sendo alertados ao entrar na rede social

Usuários estão sendo alertados ao entrar na rede social

Reprodução / Internet

O que foi a falha no Twitter

De acordo com a empresa, um bug fez com que o sistema armazenasse as senhas sem as "máscaras" em um local dentro do servidor. A "máscara" é uma tecnologia que esconde determinados dados, como a senha, inclusive para quem opera o sistema.

Como as senhas ficaram à vista de qualquer um que entrasse no sistema do Twitter, a empresa pediu que os usuários troquem as senhas.

 

Na própria rede social, a conta de suporte do Twitter publicou o seguinte aviso: "Recentemente, descobrimos um bug que armazenava senhas desmascaradas em um log interno. Corrigimos o bug e não temos indicação de violação ou uso indevido por ninguém. Como precaução, considere alterar sua senha em todos os serviços em que você usou essa senha."

Dicas de seguraça

Em seu blog, o Twitter apresenta as seguintes dicas de segurança para fazer a troca de senha:

1. Altere a senha no Twitter e em qualquer outro serviço em que você possa ter usado a mesma senha;

2. Use uma senha forte que você não reutilize em outros websites;

3. Ative a verificação de login, também conhecida como autenticação de dois fatores. Essa é a melhor ação individual que você pode tomar para aumentar a segurança da sua conta;

4. Use um gerenciador de senhas para garantir que você use senhas fortes e exclusivas em todos os lugares.

Fonte: WRB NOTICIAS