Plantão
Saúde

Atendimentos do Hospital Municipal de Rolim de Moura, RO, são transferidos para UBSs

Publicado dia 03/02/2018 às 22h06min
Transferência ocorre devido reforma de várias alas do complexo hospitalar. Somente casos de urgência e emergência serão atendidos no hospital.

esde a última quinta-feira (1º), as consultas médicas realizadas no Hospital Municipal Amélio João da Silva, da cidade de Rolim de Moura (RO), a 402 quilômetros de Porto Velho, foram transferidas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 
Hospital Municipal de Rolim de Moura não realizará consultas médicas (Foto: Rolnews/Reprodução)Hospital Municipal de Rolim de Moura não realizará consultas médicas (Foto: Rolnews/Reprodução)

Hospital Municipal de Rolim de Moura não realizará consultas médicas (Foto: Rolnews/Reprodução)

Somente casos de urgência e emergência serão atendidos no hospital. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), devido o início da reforma de várias alas do complexo hospitalar.

Conforme informações repassadas pela Semusa, a reforma que será executada com recursos federais e contrapartida da prefeitura teve início na última quinta-feira (1), com isso, os atendimentos ambulatoriais, como consultas médicas agendas ou não, foram todos transferidos para as UBSs dos bairros e somente casos de urgência e emergência serão atendidos no hospital.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jorge Tenório, a medida visa potencializar os atendimentos e evitar transtornos aos pacientes que precisam de algum tipo de atendimento ambulatorial. “Estamos planejando um novo fluxograma para o atendimento nas UBSs e no Hospital de modo a favorecer, facilitar e otimizar o atendimento a toda população”, explica.

Conforme a secretaria, o paciente que precisar de atendimentos que não seja de urgência e emergência terão que procurar a unidade de saúde que cobre o bairro dele, que funcionará conforme o cronograma de atendimento disponibilizado pela Semusa.

Além das UBSs, a Policlínica oferecerá atendimento com um médico, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Na unidade são realizadas ainda consultas em diversas especialidades.

Também é oferecido apoio diagnóstico para casos como alergias alimentares, curativos, febre, gripe, inalação, pressão alta e outros.

 

Urgência e Emergência só no Hospital Municipal

 

As ocorrências de emergência, aquelas em que há risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o paciente, como infarto, e casos de urgência como as vítimas de acidentes de trânsito e com complicações na gravidez, devem ser encaminhadas para o Hospital Municipal.

Fonte: WRB Notícias